sábado, 18 de fevereiro de 2012

Serei mesmo eu um "médico de malucos"?


PSIQUIATRIA, no Dicionário Etimológico (Silveira Bueno)

s.f.
Grego: psykhè, alma; e íatros, médico; e o suf. ía.

Parte da medicina que estuda os males do espírito, as doenças mentais, e procura saná-las.

Dizem por aí que psiquiatra é médico de loucos. de gente muito doida que precisa tomar uns remedinhos para ser feliz.  Se assim for, que faço nessa profissão?  Trato doidos que nunca deixarão de sê-lo. e uso o poder de meu receituário para acalmar, sedar, anestesiar, conter e manter o outro sob minha influência?
Recuso-me.
Prefiro ver o médico que sou como foi definido por Mário Pedrosa: “As imagens do inconsciente são apenas uma linguagem simbólica que o psiquiatra tem por dever decifrar. Mas ninguém impede que essas imagens e sinais sejam, além do mais, harmoniosas, sedutoras, dramáticas, vivas ou belas, constituindo em si verdadeiras obras de arte”.
Em consequência, prefiro ver meus pacientes com os mesmos olhar sábio de Bispo do Rosário: "Os doentes mentais são como beija-flores. Nunca pousam. Estão sempre a dois metros do chão."


Nenhum comentário:

Postar um comentário