A figura abaixo mostra uns caras que a maioria de nós conhece, ao menos de nome, e que todos sabemos que as suas idéias foram e são importantíssimas na formação do pensamento humano e também na busca pela saúde mental.
Mas certamente cada um de nós conhece outro pensador, outro teórico interessante que pelo seu trabalho e pensamento merece estar aqui entre esse "bons companheiros". Diga quem é seu escolhido e o porquê dele merecer fazer parte do nosso "Esquadrão Psi".
Abraços.
Vou começar: CARL ROGERS
ResponderExcluirA abordagem rogeriana centrada no grupo tem a mais larga aplicação e excelente eficácia, inclusive com alcoolicos. O livro "TORNAR-SE PESSOA" é uma expressão interessante do seu pensamento.
Para Rogers todos os homens são bons na sua essência, e que todo o aprendizado deveria ser organizado no sentido do indivíduo para o meio, e não o contrário.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstá faltando Paulo Freire, o qual assim como Rogers defendia a relação dialógica na busca da compreensão dos sujeitos.
ResponderExcluirLegal, Joana. Gosto muito quando ele fala da necessidade de, para desenvolver um trabalho. sermos dotados de "amor e capacitação". Bela lembrança.
ExcluirFalta Adler que contestou Freud e aprimorou o na sua teoria analitica de complexo de inferioridade tomando como base o meio. Foi o pioneiro.
ResponderExcluir