terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Quem você acha que falta aqui?



A figura abaixo mostra uns caras que a maioria de nós conhece, ao menos de nome, e que todos sabemos que as suas idéias foram e são importantíssimas na formação do pensamento humano e também na busca pela saúde mental.
Mas certamente cada um de nós conhece outro pensador, outro teórico interessante que pelo seu trabalho e pensamento merece estar aqui entre esse "bons companheiros".  Diga quem é seu escolhido e o porquê dele merecer fazer parte do nosso "Esquadrão Psi".



Abraços.







5 comentários:

  1. Vou começar: CARL ROGERS
    A abordagem rogeriana centrada no grupo tem a mais larga aplicação e excelente eficácia, inclusive com alcoolicos. O livro "TORNAR-SE PESSOA" é uma expressão interessante do seu pensamento.
    Para Rogers todos os homens são bons na sua essência, e que todo o aprendizado deveria ser organizado no sentido do indivíduo para o meio, e não o contrário.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Está faltando Paulo Freire, o qual assim como Rogers defendia a relação dialógica na busca da compreensão dos sujeitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Joana. Gosto muito quando ele fala da necessidade de, para desenvolver um trabalho. sermos dotados de "amor e capacitação". Bela lembrança.

      Excluir
  4. Falta Adler que contestou Freud e aprimorou o na sua teoria analitica de complexo de inferioridade tomando como base o meio. Foi o pioneiro.

    ResponderExcluir